Educação Financeira – Organize suas Finanças e saia do aperto!

Educação Financeira – Saia do Aperto

O dinheiro que você ganha durante o mês é suficiente para suas prioridades como casa, comida, investimentos e lazer?

Tenho certeza que a resposta é não, e por isso hoje, eu tenho a missão, de colocar a sua vida financeira nos trilhos com 5 passos e ainda te dizer que o problema para sua falta de dinheiro, não é ganhar pouco, e sim a sua falta de organização!

1 – Identifique qual é a sua Situação.

O primeiro passo antes de qualquer coisa, é entender em qual momento você está vivendo, e começar a agir de acordo com essa realidade, com medidas que te ajudem a passar de alguém que possui R$0,00 de reserva, para um investidor.

Se você está precisando de ajuda, é natural que você se encaixe em algum dos 3 perfis abaixo:

Inadimplente – possui dívidas em atrasos e que não estão sendo pagas

Endividado – Possui dívidas, está ciente delas, procurando soluções e efetuado o pagamento, mesmo que parcelado.

Enforcado – Não possui muitas dívidas, não está inadimplente, mais possui toda a renda mensal comprometida, ou seja, não tem 1 real sobrando para um imprevisto.

2 – Defina um Caminho

Caminho do Inadimplente – Contrair uma dívida, e não pagar é injustificável caso você queira de forma lícita, ter dinheiro e finanças organizadas.


O primeiro passo para sair inadimplência é fazer o levantamento de TODAS as suas dívidas e partir para uma negociação com intuito de pagar apenas o valor real da dívida, sem multas.

Leia Também:

1 – INVESTIMENTOS – Ensine o Seu Dinheiro a Trabalhar por Você!

2 – CURSO DE TRANÇAS AFRO E PENTEADOS


Dica: Comece as negociações e pagamentos com as dívidas mais simples, com valores menores, e vá eliminando contas uma à uma.

Caminho do Endividado – Começar o mês devendo é algo que atrasa qualquer evolução econômica. Se você já faz um esforço para pagar suas dívidas, o ideal é se esforça mais, e pagar à vista, ou antecipar parcelas.
A primeira estratégia que separei para você é a decida de um degrau na qualidade de vida que você leva hoje em dia e a renegociação de suas dívidas.

Caminho do Enforcado – Se você não possui dívidas, ou muitos gastos fixos e ainda fecha o mês sem nenhuma sobra no salário, talvez a sua situação seja não seja pior entre os três perfis que saparei, no sentindo em que você não precisa se esforçar para estar em dia com suas obrigações. Mas por outro lado, se acontecer qualquer emergência você não terá nada, e bem provavelmente se endividará.

3 – Tenha Controle de Toda entrada e saída de Dinheiro em seu Bolso

Por mais que pareça, eu não estou falando sobre fazer aquele controle mensal tradicional, onde em um dia especifico de cada mês você sente e calcule seus gastos e subtraia do seu salário.

Estou falando sobre todos os dias fazer esse controle, e antes mesmo que você me fale que não tem tempo, e é algo complicado eu trouxe uma sugestão, o uso da tecnologia ao seu favor, e para isso, te incentivo em fazer o download do Mobillis, que é um dos melhores amigos das finanças pessoais, e isso nem é um “publi” viu? Testa e depois me conta!

Controle de Dinheiro

4 – Não conte com apenas uma Fonte de Renda

Por mais que você tenha um emprego fixo, e com muitos anos trabalhados, os imprevistos acontecem, você pode ser demitida, o pagamento pode atrasar, você pode ter dias descontados por alguma falta ou algo assim, e nós sabemos que o nosso objetivo é ter sempre dinheiro além do mínimo para as despesas essenciais.

Fazer alguns freela nos fins de semana, ou venda de algum produto, como por exemplo vender lanchinhos e brigadeiro pros colegas de trabalho pode ser um bom suporte para além de alinhar suas finanças, ser sua renda de investimento.

5 – Invista, independentemente de Como e de Quanto

Educação Financeira – Invista

Existe um grande mistério entorno dos investimentos. Alguém em algum momento disse que para investir não pode estar com dívidas e que pra iniciar uma reserva, é necessário um grande capital de início.

A verdade é que pra investir só é necessário disciplina, vontade, e um objetivo.

Não importa a situação que você esteja enquanto lê esse texto, o que queremos passar pra você hoje é que o primeiro passo é o mais importante, e não tem haver com o dinheiro, tem haver com mudar sua mentalidade, seu comprometimento e planejamento dos gastos e objetivos a curto, médio e longo prazo.

Next Post

Investimentos - Ensine o Seu Dinheiro a Trabalhar por Você!

qua nov 6 , 2019
Se você veio ler esse texto pensando que o título é só uma forma de prender a sua atenção e que é impossível colocar o dinheiro do seu lado, sendo o seu operário e trabalhando pra você, a noticia é boa! Você está errado! Eu vou te ensinar a deixar […]