Dicas para você mudar seu Mindset e ser uma Negra de Sucesso!

Talvez você já tenha se sentido perdida ou até mesmo conformada com o preconceito vivido diariamente por conta da cor da sua pele. Não é segredo para ninguém que as consequências da escravidão são vistas até hoje em todos os âmbitos sociais, alimentando diariamente os racismos institucional e estrutural.

Por conta disso, mulheres negras acabam se deparando constantemente com palavras de ódio, menos oportunidades e discriminações. Muitas vezes, isso acaba fazendo com que os seus sonhos de estudar e ter uma carreira de sucesso, por exemplo, sejam deixados de lado.

Infelizmente, o racismo existe e precisa ser combatido a todo custo. Uma ótima maneira de driblá-lo é mostrando que, apesar de todas as diversidades, você é capaz de alcançar todos os seus objetivos de vida, independente da falta de oportunidades que a sociedade branca nos oferece.

Para isso, é importante que você conheça os passos para que essa mudança seja possível. Assim, existem dicas fáceis e práticas que você pode começar a seguir hoje mesmo, a fim de mudar o seu mindset e não deixar que a sociedade defina como será a sua vida daqui para frente.

Vamos lá?

O que é mindset?
Mindset é uma palavra estrangeira que foi importada para o nosso vocabulário. Ela é a união de dois termos em inglês “mind”, que significa mente, e “set”, que pode ser traduzido como configuração.
Ou seja, mindset nada mais é do que a mudança da configuração da sua mente ou mudança de pensamento.

Na prática, ele pode ser definido como o tipo de mentalidade que uma pessoa possui sobre a sua vida. Assim, é o seu mindset que está organizando todos os pensamentos que você está tendo agora, além de definir como você vai encarar as situações da sua vida.

Você pode até não perceber, mas o conjunto das coisas que acontecem na sua mente dizem bastante sobre o seu comportamento.
Com isso, a sua forma de pensar e agir podem definir o seu sucesso ou fracasso em qualquer tipo de atividade.

Isso acontece, pois o seu mindset pode dar lugar a três tipos de consequências: a neutra, a positiva e a negativa.
Assim, dependendo do tipo de mindset, você terá uma determinada reação a uma situação adversa, como um preconceito ou intolerância racial, por exemplo.

Assim, o mindset também pode ser entendido como sendo o espelho da alma. Com isso, é possível mudar a forma que você vê e reage ao mundo, a fim de ressignificar todas as experiências da sua vida.

Isso se dá porque as suas vivências acabam influenciando as suas decisões de certa forma. No entanto, ao ter consciência disso, você pode mudar o seu posicionamento e suas atitudes para obter resultados diferentes dos atuais.
É evidente que muitas oportunidades são negadas a mulheres negras simplesmente por conta do seu tom de pele.

Porém, é possível driblar essas injustiças sociais com o mindset certo! Você pode, sim, se destacar e ser uma negra de sucesso independente das atrocidades pregadas pela sociedade atual.

Pensando nisso, reunimos as 6 dicas poderosas para você começar a mudar o seu mindset agora mesmo! Confira:

6 Dicas para você mudar o seu Mindset, deixar o preconceito de lado e ter uma Vida de Sucesso!

Para que uma mulher negra consiga ter sucesso na sociedade atual, é fundamental que ela conheça as principais dicas para mudar e alcançar uma vida de sucesso.
Então, se você se enquadra nessa situação, não se preocupe! A seguir, você vai conhecer as 6 dicas principais para mudar o seu mindset, deixar o preconceito de lado e ter uma vida extraordinária!


Confira:

1- Analise o seu sistema de crenças
O primeiro passo para mudar o seu mindset é analisar o seu sistema de crenças. Assim, basta que você preste atenção às suas reações às situações cotidianas.

Foque em momentos que aconteceram recentemente. Depois, entenda como você reagiu e analise os tipos de pensamentos que você teve ante à determinada situação.
Assim, fica mais fácil saber como você está pensando, a fim de se forçar a agir de maneira diferente das próximas vezes.


2- Busque inspirações
As pessoas de sucesso costumam ter sempre pontos em comum. Assim, é fundamental que você entenda quais são esses pontos e os sigam, a fim de ter o seu momento de virada de vida.

Com certeza, é muito mais fácil aceitar que nada vai mudar e que você não é digno de sucesso. Porém, essa é apenas uma crença que foi imposta à você pela sociedade branca que se incomoda com o sucesso de pessoas negras.
Procure exemplo de pessoas que não desistiram e alcançaram o sucesso dentro de suas áreas de atuação.


3- Eleve a sua autoestima
Pessoas de sucesso têm sempre uma autoestima elevada, orgulhando-se de sua trajetória e da pessoa que elas se tornaram no caminho.

Assim, você precisa focar na recuperação da sua autoestima. Esse caminho pode ser percorrido através do orgulho pela estética negra.


Sim: estética importa! Isso acontece porque, infelizmente, muitas pessoas vão acabar julgando a maneira como você se veste, por exemplo. Então, é essencial que você se apoie em pilares da cultura negra, a fim de conseguir alcançar o seu autoamor e o autoconhecimento.

Leia Também:

1 – TRANÇAS AFRO – PASSO A PASSO | O GUIA DEFINITIVO

2 – HISTÓRIA DO MOVIMENTO FEMINISTA NEGRO

É fundamental que você, mulher negra, assuma ser negra, optando pela sua estética, seus cabelos e sua origem.

Não é possível alcançar novos patamares quando você não se ama e não se aceita, além de ser impossível se fazer ser visto como sendo parte da sociedade se você não se posicionar.


4- Acredite no seu potencial
Jamais escute as pessoas que dizem que você não pode fazer algo por não ser capaz. Se as pessoas que inspiram você chegaram lá, por que você não pode?

Então, é fundamental que você confie na sua capacidade e no seu potencial. Trace metas e estratégias para isso. Cerque-se de pessoas capacitadas e de sucesso. Leia seus livros, assista suas palestras, entre em grupos de debate.

Nos momentos que você achar que não tem mais forças para continuar, procure novamente histórias de sucesso e não desista! O mundo está aí para ser conquistado por você!


5- Não deixe as oportunidades passarem
É comum ver pessoas negras deixando oportunidades passar por não se sentirem boas o bastante, por exemplo.

Você precisa parar de dar ouvidos aos pensamentos e crenças limitantes e se jogar de cabeça em todas as oportunidades possíveis. É completamente normal que você se sinta desconfortável ou com medo no início, mas isso é muito importante para a sua mudança de mindset e, consequente, empoderamento.

O sucesso pode ser alcançado por todos, mas ele se coloca apenas no caminho de quem está disposto a superar todos os tipos de desafios para isso.


6- Acostume-se com o desconforto
Ser uma mulher negra em qualquer tipo de ambiente incomoda. Porém, isso precisa incomodar os outros e não a você. Apesar dos ambientes serem, muitas vezes, restritos aos negros, é importante que você saiba que ali também pode e vai ser o seu lugar.

Ao lutar por isso e se inserir em locais brancos, você está abrindo uma porta para você mesma e para todas as outras mulheres que estão à sua volta.

Comece com pequenas mudanças e acostume-se com elas. É desconfortável querer participar de rodas de crescimento pessoal ou de negócios e se deparar com uma maioria branca e excludente? Sim! No entanto, essas adversidades farão você crescer como pessoas e profissionalmente, conferindo a você a oportunidade de atingir o sucesso!


Gostou desse artigo sobre o mudança de mindset para ter uma vida de sucesso? Ficou com alguma dúvida ou tem algo para acrescentar? É só deixar o seu comentário abaixo!

Obrigada por ler até aqui!

Next Post

História do Movimento Feminista Negro

seg ago 19 , 2019
Movimento Feminista O feminismo negro no Brasil tem o seu nascimento datado no início dos anos 1980. No entanto, ele foi aceito como um movimento legítimo somente anos após o surgimento da luta feminista no país. Desde o século XIX, mulheres têm buscado ter voz ativa na vida pública, além […]