Autoestima: Dicas para ser uma Mulher Negra Empoderada

autoestima-negra-diva
Autoestima

Nos dias atuais a autoestima se tornou um assunto em alta nas rodas de conversa, no Youtube nas redes sociais e em toda internet.

A grande questão é que a autoestima vem atrelada a um discurso de imediatismo, a um fala que mascara as dificuldades e obstáculos que essa questão envolve e a ocultação de como as mulheres negras são tratadas e a forma com que as foram ensinadas a se tratarem.

Nariz largo, traços não tão finos, lábio carnudos, cabelo volumoso e tom de pele escura sempre foram motivos de descriminação e associações aquilo que não é belo que deve ser mudado e que não é aceitável.

Existe autoestima em uma Mulher Negra que vive em um país racista?

Por ser ligada ao amor próprio, a auto aceitação, e o autocuidado, o empoderamento enquanto uma condição, para uma mulher negra pode ser difícil, mas ao mesmo tempo é algo irreversível.

Quando você, mulher preta, consegue enxergar além dos olhares preconceituosos e enrijecidos pela falta de conhecimento, nunca mais conseguirá se olhar com desamor, desafeto e com julgamentos.

Como me amar?

Ao falarmos de amor, principalmente amor próprio, nós ligamos a estética, o que não é para menos, pois é uma das principais questões.

Seria fácil, eu através deste texto te dizer que devemos nos desligar da imagem, nos amar exatamente da forma que somos, e que basta se olhar com carinho que tudo se resolve.

Seria fácil, porém hipocrisia, a estética negra é desvalorizada desde de os tempos da colonização, período esse que foi marcado pela escravização de nosso povo, e que nos traz consequências diretas, até os dias de hoje.    

Cultivando a autoestima!

cultive-sua-autoestima
Cultive sua Autoestima

A principal forma de cultivar e criar uma autoestima sendo uma mulher negra, é entendendo o racismo, e as principais formas de discriminação racial

Eu sei que uma coisa pode parecer não ter relação nenhuma com a outra, mas o racismo é algo que abala diretamente a nossa percepção e dia a dia.

Entender essas estruturas é uma forma de as perceber como crenças infundadas e preconceitos, que não condizem com a realidade.

É errado mudar o que sou para ter autoestima?

Muda para agradar o outro, ou satisfazer exigências de uma sociedade com traços de colonialismo é algo inaceitável, ou seja, fazer uma cirurgia plástica, um alisamento capilar ou qualquer outro tipo de procedimento pra agradar alguém que não seja você com a justificativa que está buscando a autoestima está fora de questão.

Não sou contra a mudanças para nosso bem-estar e pra satisfazer o que é um desejo pessoal, a grande questão é saber o real motivo para aquilo que tanto buscamos, se vem de dentro, ou se vem de opiniões e críticas.

Autoestima na prática

É comum que você tenha começado a ler este texto esperando dicas mais simples, e sendo assim, separei algumas pra você, não são tão simples, mas fundamentais!

  • Busque se conhecer
  • Respeite seu corpo
  • Conheça e seja dona da sua história
  • Descubra o real motivo de todas as suas insatisfações com você mesma
  • Vista-se de maneira confortável para os seus olhos
  • Encontre o que te faz se sentir bem e mergulhe nisso
  • Não disfarce aquilo que você não gosta em você, realce tudo que gosta
  • Ame-se
  • Se coloque em primeiro lugar
  • Entenda sobre a perfeição: ela não existe.

Leia Também:

1 – O QUE É LACE WIG?

2 – CURSO DE TRANÇAS AFRO E PENTEADOS

Next Post

O que é Lace Wig?

qui out 10 , 2019
As mulheres negras ao longo da história têm seus cabelos ridicularizados e inferiorizados pela sociedade, além de negligenciados pelas grandes marcas e mídias. É algo cultural vermos essas mulheres não aceitando suas próprias raízes, ou querendo de alguma a forma mudarem aquilo que tem. Essa busca por um cabelo perfeito, […]