Afroempreendedorismo

afroempreendedorismo-negra-diva
Afroempreendedorismo

Mulheres Negras Inovando o Mercado de Trabalho

Esqueça a definição mais óbvia e esperada sobre o que é o Afroempreendedorismo, nesse texto vamos trabalhar com base em uma visão mais intima sobre o assunto, entendo esse movimento como uma forma de enfrentamento, e resistência dentro do empreendedorismo e mercado de trabalho.

Para pessoas que não conhecem as características da população negra empreendedora no nosso país, muitas vezes usam essa palavra para dizer que são os negros os responsáveis por se segregarem, e são os primeiros a se discriminar, pois o empreendedorismo abrange a população preta.

O Termo Afroempreendedorismo é Necessário?

A verdade é que Afroempreendedorismo e Empreendedorismo são coisas diferentes por serem ferramentas diferentes, para um público diferente e que surgi de lugares diferentes, com diferentes realidades.

O Afroempreendedorismo tem a ver com sobrevivência, com os traços que ainda existe de uma população usada, escravizada e depois deixada na rua, que foi tirada de sua terra de origem e que precisou se reinventar inúmeras vezes.

Temos hoje em nosso país uma maioria populacional não branca, no entanto o que temos não são as pessoas negras que ocupando os cargos de chefia e as mesas em reuniões de negócio, a conta não fecha, e é por isso, que você, mulher negra, precisa ter a voz ativa nos negócios, precisa entender que mulher negra e dinheiro não são condições opostas e que o racismo institucional e o capitalismo eurocêntrico quer que você pense isso.

Falar sobre o racismo ser um produto do capitalismo não vem ao caso pelo simples fato

Falar sobre dinheiro gera estranheza quando quem fala é uma mulher preta porque o mundo não está preparado para ver uma revolução financeira. É cômodo para as grandes empresas e negócios que em sua maioria são de homens brancos, gerenciadas por esses mesmos homens brancos, criarem produtos que de certo modo atendem a população negra, e ganharem voz em cima dessa como uma empresa diversificada sem ao menos possuir um funcionário não branco em um papel de diretoria.

Porque apoiar o Afroempreendedorismo?

apoiar-afroempreendedorismo-negra-diva
Apoiar – Afroempreendedorismo

O maior número de empresários (MEI) são negros.

Deixar de comprar de uma grande produção e investir nessas pequenas empresas patrocina toda uma rede de trabalhadores negros, que ao longo da historia trabalharam sem se formalizar, a buscarem seus direitos, seu crescimento individual, e ao mesmo tempo uma contribuição de produtos feito sobe o olhar de uma pessoa negra, pra outra pessoa negra.

Como mulher preta, devo me tornar uma afroempreendedora?

Antes de começar qualquer negócio, sempre que possível, vale a pena investir em um planejamento e em pequenos testes.

Encontrar um produto ou serviço que você seja boa, e consiga dar o seu melhor é o mais importante.

Mulheres que inspiram:

Como acredito que o Afroempreendedorismo é algo que devemos apoiar, e deve ser uma rede de apoio, além de uma fonte de renda e um instrumento de empoderamento feminino, tomei a liberdade de listar o nome de mulheres negras fortes, e inspiradoras que nos mostra na pratica que apesar de difícil a luta contra o racismo institucional , é possível vencer.

  • Rosyane Silva – Fundadora da Cresparia Soluções Pretas e idealizadora do Novembro Preto
  • Elida Monteiro – Dona da boutique Afropolitan Station, loja que reúne peças de mais de 50 marcas afroempreendedoras
  • Michelle Fernandes – Fundadora da Boutique de Krioula
  • Monique Evelle – Criadora do Desabafo Social, ativista, feminista.
  • Ana Karoline – Administradora formada, tem desenvolvido seus trabalhos através de temas como Gestão Cultural, desenvolvimento de cidades, liderança, e ativismo no Afroempreendedorismo
  • Stephanie Ribeiro – Escritora, estudante de Arquitetura e Urbanismo ativista feminista negra.

Leia Também:

1 – BUSINESSWOMAN: Cartela de Cores para Pele Negra

2 – COMO FAZER TRANÇAS AFRO E GANHAR DINHEIRO SEM SAIR DE CASA!

Next Post

BUSINESSWOMAN: Cartela de Cores para Pele Negra

seg out 14 , 2019
Tem se falado muito sobre roupa e moda, e isso na verdade não é nenhuma novidade, já que cada estação e cada lançamento nesse universo é repercutido e vira tendência. A grande questão para esse texto será sobre as produções no estilo Businesswoman, os cortes e cores para uma mulher […]